terça-feira, 8 de julho de 2014

Vereador Luciano Pacheco denuncia abandono do Hospital Regional de Arcoverde

Alvo de críticas de vereadores ao longo de 2013, quando o Dr. José Ivan ainda era diretor, o Hospital Regional de Arcoverde que viraria um paraíso com o advento da nova direção agora em 2014, vem se transformando em um pesadelo ainda maior e constante. A denúncia foi feita pelo vereador Luciano Pacheco (PSD), em pronunciamento na câmara de vereadores na última quarta-feira (25).
Segundo parlamentar pesedista, durante visita ao Hospital Regional Ruy de Barros Correia, Arcoverde/PE, constatou uma série de problemas, como: falta de água potável e destilada para procedimentos cirúrgicos, falta de seringas e gazes, além de 49 medicamentos considerados básicos ao funcionamento da unidade de saúde não estarem mais à disposição de pacientes e médicos na farmácia do hospital. De forma irônica, o vereador diz que o comentário no HRA é que trata-se do “hospital do tiquinho” que vive de pedir a outros hospitais um "tiquinho de seringa", um "tiquinho de gaze" e por aí vai.
Luciano Pacheco também ressaltou o fato da UTI do Regional, composta por seis leitos, e, no entanto, apenas três estão sendo ocupados e os outros três paralisados por falta de medicamentos inerentes à medicina intensivista. Esse detalhe chega a ser interessante: enquanto o Estado de Pernambuco tem deficiência de leitos de UTI, em Arcoverde os leitos "sobram", disse o vereador.
No tocante ao pessoal, o vereador Luciano Pacheco também denunciou que outro “fato grave é que a produtividade e os plantões não vem sendo pagos desde abril. Sem falar que, segundo fontes, a gestora eventualmente aparece e não é vista pelos corredores do hospital desde maio”. Na minha opinião, ressaltou o parlamentar, o Estado vem sendo omisso com a gestão do Hospital Regional. A crise é tanta no Regional que onze médicos já pediram demissão, faltam refeições regulares para funcionários e acompanhantes, por várias vezes o hospital teve suas atividades paralisadas por falta d'água, também é comum gestantes serem removidas para "parir" em hospitais de cidades vizinhas, disse Luciano Pacheco.
O parlamentar finalizou seu discurso dizendo que “muitas vezes, autoridades do setor da Saúde de Pernambuco, deram entrevistas em emissoras de TV do Sudeste, no mês de maio, apontando nosso Estado como "referência" em serviços básicos de saúde à população. Se assim for, em que Estado fica então localizado o caótico e esquecido Hospital Regional de Arcoverde?” finalizou Luciano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário